
Donald Trump, 78 anos, tomou posse nesta segunda-feira, 20, como o 47º presidente dos Estados Unidos, sucedendo ao democrata Joe Biden. A celebração do início do mandato do republicano levou centenas de milhares de apoiadores, políticos, embaixadores, líderes estrangeiros, celebridades e empresários americanos ao Capitólio, sede do poder Legislativo, em Washington, DC.
Ao lado do vice-presidente eleito JD Vance, Trump fez o juramento para o cargo perante o chefe da Suprema Corte, John Roberts, ao meio-dia (horário de Washington, D.C., 14h em Brasília). Na presença de quatro de seus antecessores — Joe Biden, Barack Obama, George W. Bush e Bil Clinton — Trump fez a leitura do texto que está determinando na Carta Magna do país.
“Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”.
A posse foi feita na Rotunda do Capitólio, ou seja, do lado de dentro do prédio. A cerimônia aconteceu em um local fechado para proteger os apoiadores do republicano do frio, já que a capital americana registra apenas -4º C como máxima e -13º C como mínima.
Assim que a cerimônia de posse for finalizada, o presidente participará de um tradicional almoço no Capitólio com líderes do Congresso. Depois, ao lado da primeira-dama, Melania Trump, seguirá pela Pennsylvania Avenue em uma procissão até a Casa Branca, acompanhado por regimentos militares, bandas marciais escolares, carros alegóricos e grupos de cidadãos.